IFDR inaugura Exposição do Fundo de Coesão II

IFDR inaugura Exposição do Fundo de Coesão II

Despedida da sua Coordenadora Nacional


Foi inaugurada, dia 28 de Fevereiro, uma nova exposição patente nas montras do IFDR, desta vez dedicada ao balanço da Execução do Fundo de Coesão II onde, simultaneamente, teve lugar a cerimónia de despedida de Francisca Cordovil como Coordenadora Nacional deste Fundo.

Em menos de 20 anos, Portugal mudou muito. Tornou-se, por um lado, um país com menos distâncias graças à melhoria das redes viária e ferroviária que permite viagens mais rápidas e, por outro, um território mais limpo e ordenado depois de erradicadas as lixeiras e construídas infraestruturas de tratamento adequado de resíduos sólidos e águas residuais.

Ao cofinanciar muitas destas obras, o Fundo de Coesão tornou-se parte desta mudança e, entre 1993 e 2006, este Fundo Estrutural teve um impacte positivo no PIB superior a cinco mil milhões de euros.

A atual Exposição de Cartazes no IFDR procura evidenciar, através de fotografias, a realização de investimento público, alguns exemplos emblemáticos de aplicação do Fundo de Coesão, nomeadamente em projetos nas suas áreas dominantes: Ambiente e Transportes.

AMBIENTE

Ao longo de 16 anos, o Ambiente mereceu o apoio do Fundo de Coesão  nos setores da Água e dos Resíduos, ajudando à verdadeira revolução que cada um deles sofreu em menos de duas décadas. Hoje, Portugal tem uma cobertura quase total no abastecimento público de água e tratamento de águas residuais.

Na gestão dos resíduos foram criados sistemas multimunicipais e, nos últimos anos, as mudanças radicais que atingiram o setor dos resíduos chegaram ao léxico comum: hoje fala-se de recursos e não de lixo.

TRANSPORTES

As obras realizadas dotaram o país de uma rede importante de infraestruturas. As ligações de transporte rodoviário e a experiência ganha na construção e exploração de autoestradas aumentaram a capacidade exportadora do País. Além das melhores ligações e desenvolvimento económico, a segurança foi outra das apostas da estratégia de intervenção – hoje é mais seguro viajar em Portugal.

Ao nível das estradas, venceram-se distâncias, melhoraram-se as acessibilidades e reduziu-se a sinistralidade. Em relação ao transporte ferroviário, foi reduzido o tempo de viagem nos percursos ao longo do eixo litoral, no tráfego de passageiros e na segurança da circulação.

Por outro lado, a rede ferroviária foi ligada aos portos para facilitar o tráfego de mercadorias e, como forma de reforçar a competitividade externa da economia portuguesa e a acessibilidade interna, privilegiaram-se os projetos que concorressem para tornar Portugal menos dependente dos corredores terrestres de transporte.

No mesmo dia, o IFDR também preparou uma cerimónia de despedida da Dra. Francisca Cordovil como Coordenadora Nacional do Fundo de Coesão II, conforme notícia publicada a 28/02/12.

Aberta ao público, a Exposição Fundo de Coesão II encontra-se patente nas instalações do IFDR até finais de Março.

 

 

29-02-2023


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