PO Norte cofinancia três centros desportivos náuticos em Viana do Castelo
Futura cidade náutica em Viana do Castelo
O ON.2 – Programa Operacional Regional do Norte, assinou hoje com a Câmara Municipal de Viana do Castelo a contratualização de 4,2 milhões de euros de fundos comunitários para a construção de três equipamentos desportivos náuticos.
Trata-se de um investimento global, no futuro Centro de Mar, que ascende a perto de seis milhões de euros através da construção do Centro Náutico de Remo (2ME) e outro de Canoagem (2ME), além de um Posto Náutico de Vela (1,9ME).
Os três equipamentos inserem-se na aposta municipal de criação de uma cidade náutica e vão ser utilizados por cerca de 200 atletas federados, além de centenas de outros praticantes e turistas.
“Queremos atrair o mais possível a população em geral, os jovens em particular, mas também os turistas, para aproveitarem esta valência que é o mar e que torna o país muito grande. Temos que o aproveitar”, afirmou o secretário de Estado do Desporto e da Juventude, Alexandre Mestre, que presidiu à assinatura desta contratualização. “Há muito emprego, e emprego jovem, associado a estas atividades, a nível do turismo, do lazer, da cultura e até da produção do material desportivo”, sublinhou o governante.
O Posto Náutico de Vela vai nascer junto ao Campo d’Agonia, integrando um hangar e um equipamento social da modalidade para pessoas com mobilidade reduzida, para servir 70 atletas profissionais.
Na margem esquerda, em Darque, será construído o Centro de Canoagem, com três pavilhões destinados a receber atletas, escolas e turismo de lazer, no âmbito daquela modalidade, «potenciando o uso desportivo do rio Lima». Este equipamento deverá ser utilizado por 40 atletas federados e 600 praticantes.
Na margem direita, o Centro de Mar prevê a requalificação e ampliação da antiga “Fábrica das Boinas”, em terrenos do Parque da Cidade, para receber os dois clubes de Remo do concelho e os seus 70 atletas federados.
“São três centros que se enquadram numa estratégia para a criação de uma cidade náutica, projetos que já estavam a ser trabalhados desde 2008”, explicou o autarca José Maria Costa, depois de assinar a contratualização de verbas para este investimento, cuja construção já está em concurso público e deverá arrancar no verão para se prolongar durante um ano.
26-01-2023