Hoje é o Dia Europeu sem Carros

Hoje é o Dia Europeu sem Carros

63 cidades portuguesas não viraram costas ao desafio europeu da mobilidade sustentável


A Câmara Municipal de Lisboa desafiou todos os trabalhadores municipais a deslocarem-se hoje para o trabalho em bicicleta “experimentando assim um modo de transporte suave”. Este é apenas um dos bons exemplos a seguir no Dia Europeu Sem Carros, que se assinala hoje não só por toda a Europa, como pelo resto mundo.

O gabinete do vereador do Ambiente, em parceria com a Lisboa E-Nova, refere que para participarem na acção “De Bicicleta Para o Trabalho”, os trabalhadores devem registar-se no site, onde poderão deixar uma frase alusiva ao tema.

Além de um pacote com vários brindes para os primeiros 50 participantes, oferecidos por parceiros da acção, a frase mais original seleccionada por um júri composto por elementos da Lisboa E-Nova, Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e Federação de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta (FPCUB), recebe uma bicicleta oferecida pela FPCUB. “Este é o ano zero desta acção dirigida apenas a trabalhadores da CML. No futuro, pretende-se desafiar outras empresas da cidade para aderirem à iniciativa, incentivando os seus trabalhadores para se deslocarem de casa para o trabalho, sempre que lhes for possível, de bicicleta, transportes públicos ou a pé”, adianta a nota.

Ainda na sequência do Dia Europeu Sem Carros, e no âmbito da acção “De Bicicleta Para a Escola”, a CML e a FPCUB estão hoje em duas escolas (Carnide e Telheiras) para apresentar aos alunos as vantagens de se deslocarem para os estabelecimentos de ensino de bicicleta e transmitir conselhos para o fazerem em segurança.

Também numa iniciativa conjunta da Câmara Municipal de Lisboa e da FPCUB, no âmbito da Semana Europeia da Mobilidade 2011, foram produzidos três curtos filmes que visam apoiar quem usa ou pretende usar a bicicleta em meio urbano nas suas deslocações diárias, acrescenta o comunicado. “A bicicleta na cidade”, “A bicicleta nos transportes colectivos” e “Como prender uma bicicleta” são os temas dos filmes, “que, através de conselhos práticos, podem tornar mais seguro o dia a dia de quem opta por este modo suave”.

Semana Europeia da Mobilidade une 63 cidades portuguesas

Mesmo em ano de contenção orçamental, as cidades portuguesas não viraram costas ao desafio europeu da mobilidade sustentável. Desde sexta-feira passada até hoje, dia 22, a Semana Europeia da Mobilidade contou com o apoio de 63 cidades nacionais, um número que nota a crescente adesão das autarquias a este tema. Isto porque, no lançamento da iniciativa anual, em 2002, apenas 19 cidades portuguesas se mostraram interessadas em aderir ao projecto.

Este ano, 45 cidades optaram pela modalidade “Na cidade sem o meu carro”, que permite reservar áreas urbanas exclusivamente para uso pedestre, ciclismo ou transportes públicos. Além desta iniciativa, várias actividades lúdicas estão a decorrer, de Norte a Sul do país (e arquipélago da Madeira). Tudo em prol da mobilidade sustentável nas cidades.

Além do Dia Sem Carros, 52 cidades estão a organizar, de forma permanente, pelo menos uma medida que contribua para que os cidadãos abdiquem dos seus automóveis em prol de meios de transporte colectivos. O tema específico desta décima edição é dedicado à “Mobilidade Alternativa”.

Em Lisboa, a Avenida Defensores de Chaves está fechada ao trânsito e no Porto, por exemplo, foi promovido no sábado passado um “Mobipaper Intermunicipal”, pela Agência de Energia do Porto.

Já a Câmara Municipal do Barreiro está a promover a campanha “Eco-Trocas – viagens a troco de lixo”. O objectivo passa por permitir que os munícipes troquem resíduos urbanos recicláveis por bilhetes para transportes públicos, numa iniciativa mais voltada para as escolas.

Na mesma lógica, Almada também promove o projecto “Viagens a troco de Lixo” e, hoje dinamiza o Dia Europeu sem Carros com a mobilização de várias artérias nas freguesia do Pragal. Em 2010, este município foi o vencedor da participação «mais efectiva e inovadora» na Semana Europeia da Mobilidade, ficando à frente das cidades de Riga e Múrcia.

Exemplos internacionais

A Espanha é o país que mais participa na Semana Europeia da Mobilidade 2011, com 627 cidades aderentes. Porém vários outros países europeus também têm uma participação de peso. A Áustria mobiliza 446 cidades, seguida da Hungria, França (ambas com 102 aderentes) e Polónia (90).

Ao todo, são 2005 as cidades envolvidas, num evento que até já ultrapassou as fronteiras da Europa. Isto porque, apesar de ser a Semana Europeia da Mobilidade, cidades na Argentina, Brasil, Canadá e Japão também se juntam à festa.

Este tem sido, portanto, um longo caminho desde a criação do Dia Europeu sem Carros e a consequente Semana Europeia da Mobilidade. Em 2002, todas as 418 cidades envolvidas pertenciam ao território europeu.

 

22-09-2022


 
 

 

Enviar página por e-mail