Programas Operacionais QREN no Portugal Tecnológico 2010

Programas Operacionais QREN no Portugal Tecnológico 2010

De 22 a 26 de Setembro na FIL – Parque das Nações


Arrancou, no dia 22 de Setembro, a edição 2010 do  Portugal Tecnológico, e o IFDR foi representado pelo seu Conselho Directivo na sessão de abertura presidida pelo Primeiro-ministro.

A edição deste ano do Portugal Tecnológico, sob o tema “Portugal Tecnológico, a liderar o futuro”, é a maior de sempre e apresenta ainda mais soluções inovadoras, com destaque para os projectos de índole tecnológica que contribuem para o sucesso do País e das Regiões, para o bem-estar das populações e para o aumento da capacidade exportadora da economia portuguesa.

À semelhança das edições anteriores, estão representados no Portugal Tecnológico 2010 todos os grandes intervenientes no mercado, entre os quais diversos Programas Operacionais do QREN, nomeadamente o ON.2 Novo Norte  – Programa Operacional Regional do Norte, o Mais Centro  – Programa Operacional Regional do Centro, o POR Lisboa – Programa Operacional Regional de Lisboa e Vale do Tejo, o InAlentejo – Programa Operacional Regional do Alentejo, o Algarve 21 – Programa Operacional Regional do Algarve e o COMPETE – Programa Operacional Factores de Competitividade.

Programas Operacionais no Portugal Tecnológico 2010

ON.2 – O Novo Norte e a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) promovem a participação de 20 projectos inovadores da Região do Norte, de instituições científicas e empresas de base tecnológica e criativas. A sua área expositiva apresenta-se com a marca “NOVO NORTE” e tem por principais objectivos promover casos de sucesso de inovação, seja na investigação científica aplicada, no desenvolvimento de produtos com elevada intensidade tecnológica, na modernização de actividades económicas, na promoção da mobilidade eléctrica ou no fomento no empreendedorismo criativo, em sectores tradicionais ou emergentes. Por outro lado, a mostra permite divulgar, na base de um contacto presencial, investimentos e projectos em curso no domínio da inovação apoiados pelo ON.2 – O Novo Norte, com fundos estruturais da União Europeia.

A participação do Mais Centro no Portugal Tecnológico 2010, sob o lema “Região Centro: high tech”, tem como objectivo divulgar alguns projectos e soluções inovadoras encontradas por empresas, instituições e entidades do sistema científico e tecnológico da Região Centro, em sectores tão distintos como a Saúde, as Tecnologias de Informação, Comunicação e Electrónica (TICE), o Mar, o Habitat sustentável, a Energia e o Agro-industrial.

Já o POR Lisboa – Programa Operacional Regional de Lisboa e Vale do Tejo, está representado pelo stand da CCDR-LVT, com um espaço de cerca de 400 m2, onde se dá conhecer o trabalho desta Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional e o que de mais inovador têm feito as empresas sedeadas na Região nas áreas de tecnologia, inovação, demonstração e internacionalização.

O InAlentejo – Programa Operacional Regional do Alentejo, também se encontra representado no Portugal Tecnológico 2010, através da CCDRA, com diversas conferências alusivas ao tema Qualidade e Inovação no Alentejo. Consulte aqui o Programa.

A participação do Algarve no Portugal Tecnológico dá a conhecer o que de mais inovador e tecnológico têm para oferecer as principais empresas sediadas na Região, em particular nas áreas da energia solar, segurança e domótica. Subordinado ao mote “Algarve, muito mais que turismo”, o stand do Algarve dinamizado pela CCDR, dispõe de 400 m2 de área, constituído por um núcleo central que revela a oferta de espaço das Áreas de Acolhimento Empresarial, rodeado de “ilhas” que apresentam diversos projectos.

O stand do COMPETE – Programa Operacional Factores de Competitividade sob o lema ‘Promoção do Conhecimento para a Inovação’, traduz-se num espaço dinâmico e vivo com apresentação de projectos empresariais de sucesso, da nova realidade das indústrias criativas no contexto da economia nacional, oferecendo até a possibilidade de agendar uma reunião com financiadores de capital de risco, que o ajudam a concretizar a sua ideia. Consulte aqui o Calendário de Actividades e fique a par de todas as iniciativas que vão decorrer no stand do COMPETE, situado no Pavilhão 1.

A maior mostra nacional de Tecnologias de Informação

Ocupando uma área de cerca de 40.000 m2, abrangendo pela primeira vez os quatro pavilhões da FIL e envolvendo mais de uma centena de empresas tecnológicas e entidades com projectos inovadores, o Portugal Tecnológico 2010 apresenta as melhores soluções em áreas tão distintas como a Mobilidade Eléctrica, Energias Renováveis, a Educação, a Saúde, as Comunicações, os Transportes e a Segurança, entre outras. Tecnologia, Inovação, Demonstração e Internacionalização são as palavras-chave que caracterizam o Portugal Tecnológico 2010.

O principal objectivo do Portugal Tecnológico 2010 é demonstrar como as empresas de diversas áreas de actividade, nos serviços públicos e empresariais, aplicam as mais recentes inovações tecnológicas na sua actividade diária e exemplificar como as redes de conhecimento e as regiões inovadoras contribuem para o desenvolvimento do País e para a qualidade de vida dos cidadãos. O Portugal Tecnológico pretende promover e divulgar a tecnologia portuguesa, hoje globalmente reconhecida, bem como reafirmar o papel de Portugal nas redes de excelência, provado pelo crescente número de grandes empresas internacionais que apostam no nosso País e pela internacionalização acrescida das empresas tecnológicas portuguesas.

No âmbito da maior mostra nacional de tecnologias de informação, será realizado um conjunto de conferências que contam com a presença de reputados oradores nacionais e internacionais nas temáticas do eGovernment, Energia e Mobilidade, Competitividade, Indústrias Criativas, Economia Digital, Educação e Saúde.

Pela primeira vez, o evento conta com um “espaço mostra”, uma zona de trabalho para os potenciais investidores, oriundos das delegações de vários países estrangeiros que vão estar presentes no evento e com os quais se procurará promover a internacionalização das empresas portuguesas.

A edição de 2010 do Portugal Tecnológico abre também espaço ao divertimento e à partilha do conhecimento, com a realização de uma LAN Party, que reunirá entusiastas da tecnologia e dos jogos de computador.

Saiba tudo sobre este grande evento na página web do Portugal Tecnológico 2010.

22-09-2022


 
 

 

Enviar página por e-mail