Exposição sobre Pólos e Clusters no IFDR, de 6 a 29 de Abril

Exposição sobre Pólos e Clusters no IFDR, de 6 a 29 de Abril

Durante o próximo mês de Abril, dias 6 a 29, o IFDR – Instituto Financeiro para o Desenvolvimento Regional, promove uma exposição, em parceria com o COMPETE – Programa Operacional Factores de Competitividade, com o objectivo de divulgar os projectos que têm sido co-financiados pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, no âmbito dos Pólos de Competitividade e Tecnologia e outros Clusters.

Esta exposição que irá ter lugar no Centro de Documentação do IFDR, de 6 a 29 de Abril, das 10h00 às 18h00, pretende levá-lo a conhecer melhor os Pólos de Competitividade e Tecnologia e Outros Clusters, que foram reconhecidos como Estratégias de Eficiência Colectiva (EEC).

As EEC visam uma acção Estratégica integrada a favor da inovação, da competitividade internacional, da qualificação e da modernização de um determinado agregado económico. Estas iniciativas assumem obrigatoriamente como dimensão central, a cooperação e o funcionamento em rede entre as empresas e entre estas e outros actores relevantes para a Estratégia – entidades de ensino e de I&DT, de formação, de assistência tecnológica, associações empresariais, entre outras.

A Autoridade de Gestão do Programa COMPETE é a entidade responsável pelo processo de reconhecimento, acompanhamento e avaliação das EEC inseridas na tipologia Clusters que assumem duas configurações: “Pólos de Competitividade e Tecnologia” e “Outros Clusters”.

 

Os Pólos de Competitividade

Os Pólos de Competitividade e Tecnologia assumem uma forte orientação e visibilidade internacional e o Programa de Acção está fortemente ancorado em actividades com elevado conteúdo de I&DT, Inovação e Conhecimento. Inseridos em sectores/temas com forte potencial de crescimento, esta rede de actores tem por objectivo alavancar de forma sustentável a competitividade nacional e empresarial, potenciando a atracção de novos investimentos com forte valor acrescentado.

Os Outros Clusters

Os Outros Clusters assumem igualmente uma visão inovadora e orientada para as actividades de futuro, mas com menor conteúdo de ciência e tecnologia, e a estratégia está centrada num determinado sector ou território. A melhoria da competitividade resulta de forma mais vincada na partilha de activos comuns e na criação de massa crítica que permita o desenvolvimento de projectos inovadores e a indução da orientação das empresas para os mercados internacionais.

Com a implementação dos Pólos de Competitividade e Tecnologia e Outros Clusters reconhecidos pretende-se, essencialmente: potenciar uma visão estratégica consentânea com os desafios do futuro; afirmar internacionalmente as empresas, produtos e tecnologias de origem nacional/regional, contribuindo para o aumento das exportações e quotas de mercado; desenvolver projectos com impacte relevante nacional; desenvolver projectos de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico que permitam aumentar o valor acrescentado do produto nacional e suas exportações; dinamizar e potenciar projectos colectivos, comuns e em cooperação, entre as empresas e com as entidades de suporte, catalisando uma nova abordagem de criatividade e inovação centrada na partilha e na multiplicação dos efeitos gerados pela confluência dos vários saberes.

Para mais informação, visite o menu Pólos & Outros Clusters no site do COMPETE.

 

30-03-2023


 
 

 

Enviar página por e-mail