Comunicação Fundos
Plano e Ações de Comunicação FEDER e Fundo de Coesão
A estratégia de Comunicação definida legalmente para o QREN tem uma atuação em três frentes: a nível global, desenvolvida pela Rede de Comunicação do QREN; no plano dos Fundos Comunitários, elaborada e concretizada pelo IFDR e pelo IGFSE, enquanto entidades coordenadoras do FEDER e Fundo de Coesão e do Fundo Social Europeu, respetivamente, e ainda, no âmbito dos Programas Operacionais, pelas Autoridades de Gestão.
Desta orientação decorreu para o IFDR a responsabilidade de assumir a comunicação FEDER e Fundo de Coesão e do Programa Operacional de Assistência Técnica FEDER (POAT FEDER), que reuniu num único documento, o «Plano de Comunicação Conjunto FEDER, FC e POAT FEDER».
A construção do Plano teve como ponto de partida a opinião dos portugueses sobre a aplicação dos Fundos em Portugal. A partir destes dados, a estratégia definida foi comunicar com base em imagens positivas e demonstração de resultados e impactos e, em paralelo, tornar mais real e familiar a União Europeia aos cidadãos portugueses.
Outra vertente da resposta a este desafio, foi adotar, como tónica de toda a comunicação, a ideia de que os Fundos resultam do esforço financeiro de cada cidadão e que, nessa medida, assiste a todos o direito de serem informados sobre a sua aplicação e os resultados obtidos.
Para além da resposta aos desafios emanados da opinião pública, na conceção do Plano de Comunicação procurou-se uma dimensão de trabalho em rede, no âmbito do QREN, respondendo igualmente aos pressupostos do Decreto-lei n.º 312/2007 de uma comunicação articulada nos diferentes níveis de governação QREN, de modo a acautelar sobreposições de mensagens e meios.
Maior proximidade dos Fundos aos cidadãos
O Plano de Comunicação Conjunto tem vários destinatários: a sociedade portuguesa e os públicos-alvo das áreas de aplicação dos Fundos, com os seus beneficiários atuais e potenciais e ainda com a sua mediatização.
A comunicação dos Fundos tem um eixo afetivo, que explica a história da aplicação dos Fundos em Portugal desde o início da intervenção comunitária, para não só criar ideias positivas sobre a modernização do país como também para familiarizar os portugueses com os Fundos.
A par deste eixo afetivo, a comunicação desenvolve-se num conjunto de três eixos mais racionais, tendo em vista mostrar o que foi feito no atual período de programação. Isto acontece de duas maneiras: de um ponto de vista central, ou seja mostrar o que se fez em todo o país com os Fundos – os projetos, as obras; e, também apresentar o impacto da aplicação dos Fundos na melhoria da vida das populações.
Comunicação do FEDER
O Plano de Comunicação pressupõe que cada Fundo tenha uma identidade bem formada, em função das suas vocações. Assim, quanto ao FEDER, posiciona-se como um Fundo que impulsiona o País a ir mais além no aumento da qualidade de vida das populações.
Ouça aqui a entrevista sobre o FEDER, prestada à Rádio TSF, ao programa «Objetivo 2013».
Comunicação do Fundo de Coesão
Para o Fundo de Coesão, dada a sua missão de acelerar processos de aproximação aos melhores níveis de desenvolvimento dos países europeus, fica-lhe reservado um posicionamento diferente. O Fundo de Coesão fomenta nos portugueses, o desejo de assumirem uma identidade mais europeia.
Ouça aqui a entrevista sobre o Fundo de Coesão, prestada à Rádio TSF, ao programa «Objetivo 2013».
Documentos Associados
Iniciativas de Comunicação POAT FEDER 2011
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11,37 MB
Iniciativas de Comunicação POAT FEDER 2010
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10,99 MB
Plano de Comunicação FEDER, Fundo de Coesão e POAT FEDER
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573 kb
Decreto-Lei n.º 312/2007
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316 kb
O IFDR no POVT. Um contributo para a segurança do sistema
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624 kb
STATE AID applied to European Territorial Cooperation Programmes
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2,15 MB
STATE AID applied to European Territorial Cooperation Programmes (2)
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1,61 MB
Modelo organizativo do QREN
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1,2 MB
Programa de Cooperação Transfronteiriça Portugal – Espanha 2007-2013
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719 kb
Improve 1st level control for greater efficiency of Structural Funds
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1,3 MB
LINKS relacionados